Sem categoria

Queda de cabelo: O que causa e como resolver?

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração de Cabelo, 40% dos homens sofrem com a queda de cabelo antes dos 35 anos. Ou seja, é algo bem comum, mas nem por isso deixa de ser uma preocupação.

É comum perder uns fios ao longo do caminho, mas quando a queda é preocupante, volumosa e começa a afetar a aparência, a preocupação é justificada.

E, quando falamos sobre as principais causas em homens, existem vários fatores envolvidos. A seguir vamos falar um pouco sobre eles e também sobre o que é bom para parar de cair cabelo.

O que causa queda de cabelo?

queda de cabelo

Não existe uma única justificativa para a queda de cabelo. Existem muitos os possíveis “culpados” por isso. Dentro da normalidade, o que causa queda de cabelo é a fase telógena do ciclo de vida do fio.

Esse ciclo é composto por três fases: anágeno, catágeno e telógeno. Na primeira fase, há o crescimento ativo do fio e dura entre três e seis anos; no segundo momento, que dura até dois anos, ele para de crescer; e na última fase, o fio, que está velho e enfraquecido, cai para que outro nasça.

Por isso, todos os dias podemos perder em média entre 50 e 100 fios de cabelo. Porém, existem outros tipos de queda de cabelo masculino que são podem gerar um volume maior que esse e são causados por outros fatores, como:

  • Alterações hormonais;
  • Problemas de saúde como anemia e doenças autoimunes;
  • Calvície;
  • Estresse;
  • Remédios como antidepressivos;
  • Dietas muito rígidas;
  • Deficiência de vitaminas;
  • Ferramentas de calor como secador e chapinha;
  • Banho muito quente;
  • Tabagismo;
  • Envelhecimento.

Bora conhecer um pouco mais sobre as principais causas de queda de cabelo em homens?

Alterações hormonais

Problemas nas glândulas endócrinas podem causar alterações hormonais que desregulam o organismo e afetam o ciclo de vida do fio, que ficam fragilizados e caem.

Anemia

Essa doença também afeta o ciclo de vida do fio e os enfraquece. Então, quando o cabelo cai muito é sinal de quê? Pode ser de anemia, portanto é importante ir ao médico para investigar isso.

Doenças autoimunes

A alopecia areata é uma doença autoimune que afeta cerca de 60% de homens com menos de 20 anos. Por causa dela, “buracos” arredondados podem surgir no cabelo, onde ocorre a queda de cabelo.

Calvície

Chamada de alopecia androgenética, a calvície é quase mais que uma causa de queda de cabelo, né? É praticamente tratada como sinônimo.

Existem dados que apontam que 8 em cada 10 homens herdam algum grau de calvície dos pais. Ela está associada aos hormônios sexuais masculino, que enfraquecem os folículos capilares e aceleram a queda de cabelo.

Estresse pode causar queda de cabelo

O estresse também pode afetar o ciclo de vida do fio  e aumentar o nível de cortisol no organismo e, por isso, é uma causa de queda de cabelo.

Antidepressivos

Os antidepressivos podem interromper o ciclo de vida do fio, o que faz com que eles fiquem mais fracos e suscetíveis à queda.

Dietas rígidas

Dietas rígidas e má alimentação também podem causar a queda de cabelo masculino, porque desregulam o organismo e podem levar à deficiência de vitaminas.

Boné faz cair o cabelo? E a caspa?

A resposta simples para a pergunta “boné faz cair o cabelo?” é: sim. Mas não precisa jogar sua coleção no lixo por isso!

A questão é que chapéus e bonés abafam o couro cabeludo e isso pode aumentar a oleosidade e causar a seborreia ou dermatite seborreica, podendo causar a queda do cabelo. Mas, para evitar isso, basta não usar boné o tempo todo, evitar os mais apertados e preferir os feitos de algodão.

E caspa causa queda de cabelo? É o mesmo princípio. A caspa pode ser um sinal da seborreia.

Então, assim como você se pergunta “quando o cabelo cai muito é sinal de quê?” precisa pensar que as caspas também podem ser o indício que você precisava para ir a um dermatologista ou tricologista, médico especialista em cabelos, para ver se está tudo bem com o seu couro cabeludo e com os fios.

Queda de cabelo, como tratar?

Queda de cabelo

Agora que você já conhece as principais causas da queda de cabelo em homens deve estar se perguntando o que é bom para queda de cabelo masculino, certo? Então vamos a algumas opções.

Implante ou transplante capilar

Se o seu cabelo está caindo muito, com certeza você já ouviu falar sobre implante ou transplante capilar. Esses procedimentos cirúrgicos pegam fios de outra região, como a parte de trás da cabeça, para cobrir a área onde os fios estão mais escassos.

Como estamos falando de cirurgia, o implante ou transplante tem que ser feito com um dermatologista ou um cirurgião plástico habilitado. Ah, e pode ser que você ainda precise de outros tratamentos para tratar as causas da queda de cabelo.

Remédios para queda de cabelo

Com o acompanhamento e prescrição de um médico, existem remédios que podem ser usados e trazer bons resultados.

Produtos para fortalecimento e crescimento capilar

queda de cabelo

O que é bom para parar de cair cabelo? Hoje no mercado existem alguns produtos que fortalecem e estimulam o crescimento de cabelo, como shampoos e loções.

A Barba de Respeito tem dois produtos para queda de cabelo: a loção tônica antiqueda e o shampoo antiqueda. Eles são dermatologicamente testados e têm resultado comprovado, diminuindo em 85% a oleosidade, acelerando o crescimento em 85% e reduzindo a queda em 95%.

Conheça mais sobre o Blend Antiqueda de Cabelo da Barba de Respeito e pare de esquentar a cabeça com isso!

Comment here