O verão tá vindo com tudo. Em alguns lugares a sensação térmica já está batendo os 40 graus. E é nessa época de muito sol e calor que surgem algumas dúvidas: o que fazer com a barba? Raspa ou deixa? E depois da piscina ou da praia?
Não há dúvida de que nestes dias mais quentes a barba precisa de alguns cuidados extras, mas é só seguir essas dicas simples para sobreviver ao calor sem sacrificar o seu estilo barbudão. Vamos lá!
RASPAR OU NÃO RASPAR A BARBA?
Não é porque o clima está mais quente que você precisa tirar a barba. Deixar a barba mais curta no verão é mais uma questão de gosto pessoal que necessidade.
Há quem pense que a barba aumenta a sensação de calor, mas não é bem assim. Ela pode até mesmo aliviar essa sensação.
É que nos dias mais quentes nós suamos mais. O suor é uma maneira que nosso corpo tem de eliminar o excesso de calor e equilibrar a nossa temperatura. E os pelos da barba ajudam a dispersar e evaporar melhor o suor que sai do seu rosto.
Só que, como você sua mais, é aí que entram alguns cuidados.
LAVE. ENXÁGUE. REPITA.
Como produzimos mais suor nos dias quentes, a barba fica muito mais propensa a acumular sujeira ao longo do dia. Por isso a regra número 1 pra qualquer barbudo no calor é: lave o rosto com mais frequência usando um shampoo específico pra barba!
Lavar com sabonetes ou shampoos convencionais pode piorar a situação já que eles são feitos com certos tensoativos que removem a hidratação natural da pele deixando a barba mais ressecada e, consequentemente, mais difícil de controlar.
Já o shampoo de barba pode ser usado diariamente. Eu uso pelo menos duas vezes ao dia: uma logo de manhã e outra no final do dia.
Carregar um frasco menor de shampoo com você pra lavar o rosto durante o dia caso o calor aperte pode também ser uma boa ideia. As versões pra viagem tão aí pra isso.
E quem tem barba mais longa ou ressecada, use um condicionador de barba logo depois do shampoo.
CUIDADO COM A BARBA MOLHADA
Se você gosta de tomar aquela chuveirada pra refrescar logo antes de dormir, cuidado pra não ir pra cama com a barba úmida! Seque bem com uma toalha ou, de preferência, com um secador de cabelo com o vento na temperatura fria. Assim você evita a proliferação de fungos e bactérias durante a noite.
HIDRATE-SE
Beba água com frequência. A hidratação vem de dentro pra fora e no calor ela é ainda mais necessária. Você vai suar mais, não tem jeito. E não repor a água no seu organismo afeta sim a aparência da barba.
E também hidrate a barba usando um Balm ou Óleo de Barba. O Balm tem uma textura mais leve e refrescante e pode ser usado a qualquer hora do dia. Eu curto levar o Balm de Barba comigo sempre que vou à praia ou à piscina. O sal e o cloro ressecam muito a pele e acabam ressecando também a barba. Hidratar depois de um mergulho faz toda a diferença.
O Óleo de Barba também é importante no calor. Ele cria um filme protetor em torno dos fios e evita que eles ressequem com a evaporação excessiva e rápida do suor.
E mesmo quem tem pele oleosa, pode usar algumas gotas do Óleo sem medo. A gente tomou cuidado de colocar a quantidade certa de Óleo de Semente de Uva e Óleo de Jojoba na fórmula. É que estes óleos têm propriedades adstringentes e ajudam a controlar a oleosidade da pele. Assim o Óleo de Barba fica com uma densidade mais leve, ideal para estes dias de calor.
RASPE O PESCOÇO
Grande parte da sensação de incômodo e coceira vem dos pelos que crescem logo abaixo da linha do queixo e tomam o pescoço. Costumo raspá-los uma vez por semana já que a minha barba é mais longa e eles não aparecem tanto. Mas no verão é bom aumentar a frequência.
A dica é usar um Gel de Barbear, que é transparente e sem espuma. Assim você não corre o risco de raspar demais onde não deve e perder a linha divisória da barba. E depois de se barbear use o Balm como pós-barba. Ele refresca, ajuda na cicatrização e ainda evita irritação da pele e coceira.
TENHA UM PENTE À MÃO
Quem penteia a barba com frequência sabe: é um vício. E tem seus motivos: pentear acalma, ajuda a alinhar os pelos e o passar do pente estica os fios ajudando a circular melhor o ar, dando uma refrescada nos momentos mais quentes do dia.
Além disso, enquanto usa um pente, você deixa de mexer na barba com os dedos. Quem aqui nunca passou horas futucando a barba e quando viu já tinha um mar de pelos soltos?
Mexer demais na barba também aumenta o acúmulo de sujeira, oleosidade e o atrito entre os fios danifica a estrutura deixando a barba com um aspecto mais desgrenhado e com pontas duplas. Por isso, por mais irresistível que seja, tire a mão da barba! E um bom jeito é trocar os dedos por um pente, de preferência de madeira, que não gera eletrostática nos fios.
E você? Tem mais algum cuidado que você toma com a sua barba nos dias mais quentes? Divide aí com a gente nos comentários. 👇
Fonte: sobrebarba.com.br
Comment here