Barba

Barba no inverno: Como evitar o ressecamento dos fios

Cuidar da barba no inverno é tão importante quanto no verão. Ainda que as agressões causadas pelo sol no verão sejam menores, existem sim interferências do clima frio nos fios. Mesmo que no Brasil não ocorra o risco de sua barba congelar, vale a pena cuidar dela, certo?

Então se você for daqueles que valorizam e cuidam da barba como suas filhas, saiba que está no lugar certo. Preparamos esse artigo especialmente para você que ama um friozinho e sabe a diferença que uma barba bem cuidada faz na hora que esquentar seu rosto.

Mais quais são esse cuidados?

Os riscos com a barba no inverno

Antes de mais nada, é preciso entender quais os principais efeitos de não cuidar bem da barba no inverno. Congelar não é um deles, pode ficar tranquilo. Pelo menos se você não for escalar o Everest, por exemplo. Brincadeiras a parte, vem com a gente…

O principal deles é o ressecamento, já que o ar costuma ficar mais seco na estação. Esse ressecamento pode afetar inclusive a sua pele e todo mundo sabe que pele ressecada tem várias consequências, entre elas a coceira e a descamação. E vamos ser sinceros, caspa no cabelo já é desagradável, na barba então, nem se fala!

Cuidados com a barba no inverno

Homem de barba no inverno

Definidos os riscos de uma barba mal cuidada na estação mais fria do ano, chegou a hora de preveni-los. É importante salientar que não existe muita diferença do que você já faz diariamente, ok? Apenas necessitamos de um pouco mais de atenção em cada um deles. Mas fique tranquilo pois vamos explicar por quê.

Então vamos lá:

1. Evite banho muito quente

Pois é! Sabemos que um dos maiores alívios no inverno é aquele banho bem quente, de escaldar a pele. Tanto que sair do conforto do chuveiro quentinho na estação é uma tortura. No entanto, o contato com água muito quente prejudica os pelos da sua barba e a sua pele também.

Isso ocorre porque as altas temperaturas acabam tirando a oleosidade própria dos fios, afetando a hidratação natural que a sua barba possui. Então, muito cuidado com a temperatura.

Isso significa que você precisa passar frio no banho? Não, mas não precisa cozinhar a sua pele também, certo?

2. Hidratação redobrada

Como dito anteriormente, é normal que os banhos se tornem mais quentes no inverno. E essa alta temperatura afeta a hidratação natural da barba, correto? Agora, somando isso com os ar mais seco da estação, o risco de uma barba ressecada e quebradiça aumenta. Por isso muita atenção ao uso de Balms e óleos. Eles serão seus melhores amigos nos dias mais frios.

Além do mais, a hidratação do corpo todo é muito importante. Então por mais difícil que seja sentir sede, beber água também é fundamental para essa hidratação da pele e dos pelos.

3. Higiene

Quem nunca usou o frio como desculpa para pular um diazinho de banho? Não, não é meme. Toda brincadeira tem um fundo de verdade e a gente sabe que é bem comum alguns marmanjos fugirem da ducha no inverno. Ainda mais com aquela desculpa esfarrapada de que não suou durante o dia.

É aí que mora o problema. Não abandone a sua rotina de higiene, mesmo a da barba. Até por ser uma parte mais exposta do seu corpo. A barba é uma das partes que mais acumulam impurezas durante o dia. Então já prepara aquele shampoo de barba. Porque além da limpeza, ele ainda auxilia na hidratação da sua pele.

A barba no inverno te protege

barba no inverno

Cuide de quem cuida você! Com essas poucas dicas sua barba vai sobreviver ao inverno hidratada e bonita. Não se esqueça de aparar ela sempre que possível. O uso de um pente de madeira também é uma boa pedida. Ele vai ajudar ainda mais no visual mais alinhado.

 

Comment here