Barba

A IMPORTÂNCIA DE HIDRATAR A BARBA DIARIAMENTE

Não importa o tamanho da sua barba – se ela já está grande ou se você está começando agora a cultivar uma – a hidratação diária é um passo importante pra que ela cresça saudável e com uma aparência mais alinhada, macia e sem arranhar.

O CUIDADO COMEÇA NA LIMPEZA

Não dá pra ficar sem lavar o rosto e a barba diariamente. O acúmulo de sujeira e de células mortas pode obstruir os poros e ainda causar pelos encravados e até foliculite.

Na hora de lavar, use um shampoo específico para barba. Ele é diferente de um shampoo de cabelo: limpa os fios sem remover essa proteção natural da pele. Além disso o shampoo para barba tem um poder maior de hidratação que um convencional, regulado para os fios mais grossos que nascem no seu rosto.

Se sua barba já está maior e mais ressecada, você pode complementar a limpeza com um condicionador para barba. Ele sela as escamas dos fios deixando-os mais macios e alinhados.

A dica aqui é usar o shampoo, enxaguar e depois aplicar o condicionador logo no início do banho. Deixe o condicionador ali agindo enquanto você lava todo o resto. Esse tempo extra do condicionador em contato com os fios faz toda a diferença. Enxágue só no final do seu banho.

SEGUNDO PASSO: HIDRATAR!

Perto da raiz de cada pelo do nosso corpo fica a glândula sebácea. Ela produz e expele uma espécie de óleo natural – também chamado de sebo – que tem a função de hidratar e impermeabilizar os pelos.

Glândula Sebácea

Acontece que, na barba, isso pode não ser suficiente. Além do rosto ser uma área que lavamos com mais frequência, à medida em que a barba cresce, os fios vão ficando mais distantes dessa hidratação e assim ficam com um aspecto cada vez mais ressecado.

É aí que entram o Balm ou Óleo para Barba. Mas qual usar?

TÁ COMEÇANDO? VAI DE BALM

Você não precisa ter uma barba grande para começar a hidratar os fios. Esse é um cuidado que deve ser tomado desde o primeiro dia. É muito comum quem está começando a deixar a barba crescer ter dificuldade pra passar da fase inicial em que os pelos começam incomodar e arranhar.

Homem com a barba ainda no início do crescimento

Se você está nessa fase, meu amigo, comece usando Balm todos os dias. Ele é bem refrescante e foi feito justamente pra estes casos. Além de cuidar da barba que está nascendo, ele cuida também da pele do rosto já que ajuda contra a coceira e irritação.

Quando desenvolvemos a fórmula do nosso Balm pensamos também naqueles dias em que damos um trato no visual raspando o pescoço. Por isso ele tem Extrato de Algas Marinhas e Aloe Vera que protegem a pele e têm propriedades cicatrizantes, hidratantes e anti-inflamatórias.

Não é à toa que é o preferido de muitos barbeiros na hora de finalizar a barba como um pós-barba. ;D}}

TÁ BARBUDÃO? VAI DE ÓLEO!

É fato: barba grande resseca mais fácil. Você pode continuar usando o Balm diariamente também no seu barbão viking ou de lenhador, sem problema! Mas aqui o Óleo de Barba é essencial pra completar a hidratação.

Você pode inclusive combinar o uso do Balm e do Óleo de Barba naqueles dias em que a barba estiver precisando de uma hidratação extra. Neste caso use primeiro o Balm no rosto todo e, em seguida aplique algumas gotas de óleo.

Homem com a barba grande

ESCOLHA O ÓLEO IDEAL PRA VOCÊ

Um bom óleo de barba é uma mistura de vários tipos diferentes de óleos vegetais. Cada um com uma propriedade e função diferentes.

Por isso você pode encontrar óleos mais densos e outros com uma textura mais leve e menos gordurosa.

Aqui na Sobrebarba, ouvindo a opinião de dezenas de barbudos que nos ajudaram nos testes durante a formulação, criamos um Óleo de Barba mais leve, que é absorvido mais facilmente pelos fios e pela pele do rosto sem deixar uma sensação de engordurado. Ele inclusive tem propriedades que ajudam a controlar o excesso de oleosidade do rosto e por isso pode ser usado até por quem tem a pele oleosa.

CONHEÇA BEM A SUA BARBA

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Normalmente de 1 a 2 aplicações diárias de óleo – 3 a 5 gotas – são suficientes para a maioria. Mas vale experimentar e ver qual a quantidade e frequência ideais para a sua barba.

Homem olhando a barba no espelho

Normalmente uso uma vez ao dia, de manhã. Mas tem dias em que o tempo está mais seco, ou eu não me hidratei o suficiente (água e alimentação influenciam pra caramba!), ou talvez sua barba simplesmente tenha uma tendência a ficar mais ressecada no dia a dia. E aí você pode precisar de mais de uma aplicação.

Na real cuidar da barba não tem muito mistério. O lance é conhecer bem a que você carrega no rosto.

SILICONE, NÃO!

Evite óleos de barba que contêm silicone. O silicone é um polímero sintético – uma combinação de silício e oxigênio.

Ele pode dar uma aparência brilhante como se sua barba estivesse extremamente condicionada e hidratada. Mas é um efeito temporário e superficial. É que ele funciona como um filme plástico em torno dos fios que, além de ser difícil remover, bloqueia a absorção de nutrientes e pode obstruir os poros, dificultar a respiração da pele e causar acne e pelos encravados.

MANTENHA A FREQUÊNCIA

Não adianta cultivar uma senhora barba e hidratar só no fim de semana ou em ocasiões especiais. Para manter uma barba sempre saudável a frequência é muito importante.

Crie sua rotina diária. Quem não está acostumado a usar produtos específicos para a barba pode esquecer com facilidade de usar o óleo todos os dias ou acabar pulando o uso do shampoo de barba durante o banho.

Mas faça um esforço logo na primeira semana. Manter a barba hidratada, além de necessário, é bem simples e rápido. É como se enxugar depois do banho ou usar o desodorante antes de vestir a camisa sem nem precisar pensar no que está fazendo.

Fonte: sobrebarba.com.br

Comment here